Londres, Inglaterra — Em 26 de julho de 2023, a cantora irlandesa Sinéad O’Connor foi encontrada “sem reação” em sua casa em Londres. A artista, conhecida por sua voz marcante e presença única no cenário musical, tinha 56 anos. Um ano após sua morte, a causa foi finalmente revelada.
De acordo com o Irish Independent, que obteve acesso à certidão de óbito, Sinéad O’Connor faleceu devido a uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e asma. A morte foi formalmente registrada por seu ex-marido, John Reynolds, em 24 de julho de 2024, em Lambeth, Londres. A certidão de óbito indica que a causa da morte foi “exacerbação de doença pulmonar obstrutiva crônica e asma brônquica, juntamente com infecção de baixo grau do trato respiratório inferior”.
Na época de sua morte, a Polícia Metropolitana de Londres confirmou que foi chamada para atender uma ocorrência envolvendo “uma mulher sem reação” encontrada em uma residência. “Uma mulher de 56 anos foi declarada morta no local”, declarou a autoridade em comunicado, acrescentando que a morte “não estava sendo tratada como suspeita”. Em janeiro, um porta-voz havia indicado que “O’Connor morreu de causas naturais”.
Sinéad O’Connor faleceu 18 meses após a trágica perda de seu filho de 17 anos, Shane Lunny, que tirou a própria vida. Nas últimas postagens da cantora nas redes sociais, ela expressou profunda tristeza pela morte de Shane, afirmando que “estava perdida” sem ele.
A morte de Sinéad O’Connor deixa um vazio no mundo da música, onde sua voz poderosa e letras sinceras tocaram milhões de pessoas ao redor do globo. Seu legado perdurará, mesmo enquanto fãs e colegas continuam a lamentar sua perda prematura.